“De que lado você está? De que lado você quer ficar?”
As duas perguntas-chave da emblemática canção Palácios, composta há mais de 30 anos por Pedro Braconnot, continuam tão marcantes e atuais, que nos fazem entender o estrondoso sucesso do vídeo clipe gravado ao vivo para o DVD Rebanhão 35 Anos, que recentemente ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações no canal oficial do Rebanhão no Youtube!
A música foi escrita entre 1986 e 1987, uma época em que o Brasil acabava de passar pelo movimento das Diretas Já, Tancredo Neves havia sido eleito mas não chegou a assumir, falecendo em seguida, e José Sarney assumiu a presidência. O povo brasileiro pedia uma nova Constituição, mas também via a corrupção tomando dimensões impressionantes, e os olhos e a esperança de todos se voltavam para Brasília, como se de lá pudesse surgir a solução para todos os problemas que assolavam a vida dos brasileiros. Então, vem a primeira frase da música: “Não se acende a luz do sol nos 220 volts dos palácios de Brasília”. que nos leva a refletir exatamente sobre onde nossa confiança está depositada.
Tamanho é o sucesso de Palácios que, além do Rebanhão, a canção foi regravada por vários artistas, dentre eles: Carlinhos Felix, Fernanda Brum, Paulo Cesar Baruk, Paulinho Makuko (Katsbarnea), Eli Soares e, em breve, Marcus Salles. Outro importante destaque é que também foi tema da novela Apocalipse, na versão gravada por Baruk.
Ao ser questionado como se sentia ao ver o video clipe ultrapassar a marca de mais de um milhão de views no Youtube, Pedro Bracconot respondeu:
“Eu fico feliz! O Youtube naquela época nem existia, e depois de tanto tempo chegar a 1 milhão de views! É uma música antiga, um clássico, e foi uma grande surpresa. É uma alegria muito grande! Realmente, eu creio que essa pergunta: ‘De que lado você está?’ ainda é muito atual, é uma pergunta que a gente sempre se faz, todos os dias. O que eu vou defender? No que eu vou acreditar? O que eu vou promover, investir, estudar, aprender? Na nossa vida são sempre escolhas que a gente faz no dia a dia. Temos que ter sempre em mente os nossos princípios, os nossos valores, pra que a gente faça as escolhas certas! Porque se a pessoa não tem valores, não tem princípios, vai escolher qualquer coisa e tomar qualquer decisão, talvez até momentânea, mas de consequências permanentes. Eu creio que essa música traz isso mesmo: nos faz voltar aos nossos valores e princípios.”
Si yo la escuché en la serie de Apocalipsis y me sonaba en el oído y traté de buscarla y justo hoy la encontré. Se podrá tener subtítulos en español ? Muchas gracias Shalom
Marcelo, uma curiosidade: O clip foi gravado na Assembléia de Deus Vitória em Cristo? Parece demais. Ficou lindo tudo.
Olá Carlos!
Sim, foi gravado na ADVEC em Novembro de 2016!
Ficou lindo mesmo!
Um abraço!
Uma de minhas músicas prediletas. E agora me deparo com esse texto esclarecedor e tudo na musica passou a fazer ainda mais sentido.
Nostalgia a flor da pele. Sentimento bom.
#gratidao
Olá César!
Realmente uma canção maravilhosa!
Obrigado pelo comentário!
Um forte abraço!
Essa música é atemporal!!!
Com certeza, Fabio!
Um abraço!